sábado, julho 01, 2006

Vermelha de vergonha


Revanche - palavra de origem francesa, que significa "reparação geralmente dura, rude, de afronta, ..., sofrida; desforro; vingança."
Levando em conta a grande influência cultural que nos foi peculiar ao longo da História, pode-se citar "revanche" como um dos exemplos dos empréstimos etimológicos realizados pela Língua Portuguesa. E tomamos essa dos franceses..
O que se espera de uma revanche é tentar dar o troco, é conseguir algo que já foi perdido outrora..revanche é finalmente, vencer algo que um dia o derrotou.
Não foi o que o Brasil fez.
Nessa Copa do Mundo, o Brasil entrou como favorito..Fez uma campanha tímida, não muito convincente, mas vitoriosa. Chegou até as quartas tendo que enfrentar um adversário que o havia tirado a chance de disputar o título mundial em 86 (também nas Quartas) e já tirara o título em 98 (na Final).
Pois bem...Esperava-se uma revanche??? Claro que sim!! Finalmente o Brasil poderia mostrar que não apresenta um futebol de desculpas prontas para a derrota. Esta derrota foi indesculpável... Não por ela em si, mas pelo modo como não se tentou evitá-la.
Agora todos sabemos o que vai acontecer...Parreira será rotulado de incompetente, turrão e apático. Os jogadores, de que não honraram a camisa tão importante...
Eu não vou acusar ninguém de nada. Continuo achando que temos os melhores pés para jogar futebol..mas nao temos as melhores cabeças... E o que faz um pé sem uma cabeça??
A revanche na verdade foi dos pessimistas... Que há muito perdiam jogos importantes enquanto o Brasil seguia em frente... Só que esse caminho foi detido pela falta de vontade e garra de vencer!! Derrotas acontecem, tudo bem... Mas gostaria, sinceramente, de ter perdido como a Inglaterra, como a Argentina...que lutaram até o final e que mostraram que entraram para disputar um título tão esperado.
Agora, voltemos do mundo fantasioso de Copa do Mundo...O sonho do Hexa foi adiado por 4 anos. Durante este tempo, vamos fazer o que o Brasil não fez!! O povo brasileiro tem inúmeras revanches a vencer nesse tempo. Contra a fome, contra a miséria, contra a falta de emprego, contra a falta de cultura, de educação, de saúde , de quase tudo. Temos uma importante revanche a vencer nas urnas daqui a alguns meses!!!E , até agora, vejo que nós, brasileiros, entramos pro jogo como nossos jogadores entraram hoje...Apaticamente.. Porque não seguir este exemplo frustrante para mudar alguma coisa???
Voltemos logo à realidade de nossas lutas diárias, pois o sonho, por enquanto, ficou pra mais tarde.
Orgulho-me de ser brasileiro, sempre. Mas não me orgulho de ver um time de futebol que não defende as cores do meu País tanto quanto acrescenta créditos à conta bancária!!
Mas, juro, juro, que minha bandeira permanecerá hasteada, flamejando, linda, linda..
Verde, Amarela, Azul e Branca... Mas, hoje, até que ela ficou vermelha de vergonha...

Um comentário:

Anônimo disse...

Faço das suas, as minhas palavras...Não poderia haver comentário mais apropriado!